A transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor causaram um momento de alteração de padrão nas formas de se abordar um cliente. O Inbound Marketing vem logo na frente dessas inovações.
Ao contrário do Outbound, que como falamos no conteúdo anterior o Inbound faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais, prioritariamente por meios digitais.
De forma simplista, o Inbound Marketing é aplicado para que os clientes cheguem até a sua empresa, atraídos pelo seu conteúdo assim você pode converter e encantar clientes.
Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração.
Principais características do Inbound
– Comunicação aberta: Engajamento e interação aberta e constante;
– Continuidade: a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas;
– Maior engajamento: cria-se um relacionamento de confiança criado pela geração de valor, assim o engajamento é maior.
Benefícios do Inbound Marketing
Posso afirmar que vale a pena investir em Inbound Marketing!
Conteúdos relevantes são capazes de trazer diversos benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.
– Alcança o público certo;
– Estabelece um relacionamento próximo;
– Aumenta o seu poder de persuasão;
– Encurta o ciclo de vendas;
– Diminui os custos de conversão
– Aumento de ticket médio
– Medição dos resultados em tempo real.
O Inbound pode ser eficiente em 4 etapas:
1. Atração: Produza conteúdos relevantes ao seu público-alvo;
2. Conversão: Transforme os Leads atingidos em oportunidades de vendas;
3. Vendas: Analise, atenda e feche a venda!;
4. Encante: Torne o cliente um promotor da sua marca, entregando o que vendeu e se relacionando de forma assertiva com ele!
Tudo isso deve ser gerenciado por ferramentas de CRM, Atendimento, Gestão de Funil de vendas, Automação de Marketing, entre outras.
Mas isso já é assunto para o próximo conteúdo.
Espero ter passado de forma efetiva o que é o Inbound Marketing e quais as suas principais características.
Fica ligado que logo falaremos de CRM e Funil de Vendas!
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